data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Vinicius Lino
Melissa Cueto, de preto, tem conquistado vitórias nos Estados Unidos, incluindo um título mundial
A atleta santa-mariense Melissa Cueto, 31 anos, foi campeã do Austin Open de Jiu-jitsu, realizado domingo, no Texas, Estados Unidos. Ela venceu no absoluto (categoria que reúne todas as atletas faixas pretas). Antes, no último dia 12 de dezembro, ela foi campeã mundial adulto, na Califórnia e, em novembro, em Las Vegas, ganhou o mundial master até 79kg, mesmo pesando 67kg. Estas competições são válidas pela International Brazilian Jiu-jitsu Federation (IBJJF).
Nos Estados Unidos há cerca de dois anos, pelo bom desempenho nas competições, a lutadora é patrocinada por uma marca esportiva americana. Ela recebe um salário mensal, passagens aéreas para competir e produtos que podem ser retirados na loja da Kings. Além disso, por ter conquistado o título mundial, ela está isenta do valor das inscrições nos torneios e quando montar sua própria academia estará livre da taxa de filiação.
- Graças ao salário que estou recebendo da Kings, eu posso trabalhar menos. Dou aulas particulares, mas a minha maior renda é trabalhando com delivery (entregas) - explica Melissa sobre a estadia nos Estados Unidos.
Ainda conforme Melissa, ela é a quarta colocada em um ranking geral mundial faixa preta adulto e vai participar de todos os campeonatos possíveis para, até o final da temporada, tentar assumir a primeira posição para conquistar uma premiação em dinheiro, que gira em torno de 15 mil dólares.
A atleta se prepara para disputar o Oklahoma Open, que será realizado no próximo final de semana.